EXPOSIÇÕES — ILUSTRAÇÕES — OBRAS
Márcia Cardeal é Mestre em Artes Visuais pelo CEART/UDESC e graduada em Comunicação Visual pela EBA/UFRJ.
Iniciou nas artes visuais pela ilustração, na adolescência, publicando em jornais alternativos, participando de mostras coletivas e algumas individuais. Fez parte do movimento de mail art, com postais, livros de artista, selos e envelopes expostos em diversos países, entre os anos 1978 e 2000.
Participou de mostras coletivas promovidas pelo SESC de Brusque, como o Pretexto Contemporâneo e Arte-Cidade. Em 2018 foi convidada pelo SESC SC para fazer a curadoria pelo projeto Pretexto, de coletiva de artistas em Joaçaba.
Participou da exposição itinerante DOBRA-mentos – Livros em Trânsito com curadoria de Márcia de Souza em 2010.

Foi artista convidada para mostra individual pelo SESC SC, com curadoria de Fernando Boppré em 2013, com livros de artista (Biblioteca Errante). Esta mostra foi contemplada em 2015 pela Fundação Cultural de Itajaí para a Casa de Cultura Dide Brandão e em 2017 pelo SESC Galerias para circular por Lages e Joaçaba. Ainda no mesmo ano a Biblioteca Errante foi exposta no coletivo Na Casa, em Florianópolis.
Como ilustradora, desenvolveu a pesquisa de ilustração tátil em livros para crianças cegas (mestrado), que teve como desdobramento o convite do SESC SC para circular com a mostra Mãos para Ver (ilustração tátil-visual) entre 2009 e 2017 por 16 cidades de SC.
Em 2017 formou o coletivo Pele Coletiva, em Brusque, com outros artistas locais, participando de algumas mostras coletivas, como artista e curadora. Em 2018 o coletivo foi contemplado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de Brusque com projeto de mini residências artísticas (Oficina Partilha).

Em 2019 participou da coletiva O ser e sua Natureza (curadoria Carlos Franzoi) no Instituto Internacional Juarez Machado.
Atualmente é artista visual, ilustradora e professora nos cursos de graduação em Design Gráfico, Moda, Arquitetura e Licenciatura em Artes Visuais.
