FOTOS — VÍDEOS — ESPETÁCULOS

Formado em 2017, o Consonante Duo fez sua estreia com o espetáculo “Desata: Nós” por meio de uma pequena circulação nas cidades catarinenses de Brusque, Bombinhas e Florianópolis. O duo propõe a experimentação da sonoridade da voz e dos instrumentos percussivos de forma harmônica, em que uma conduza a emoção do público para a outra, em que as possibilidades dessa fusão proponham formatos inusitados. Este espetáculo foi apresentado também em São Bento do Sul, Joinville e Passo Fundo/RS, além de ter integrado programações culturais em Florianópolis, em espaços como Porto das Artes, Garagem 2020, Tralharia e Teatro Camarim.
Em 2018 o Consonante Duo montou o repertório infantil “Sarau para crianças mal comportadas” e com ele participou da Semana do Livro e Biblioteca do Sesc Tijucas/SC e da temporada de verão do Resort Costão do Santinho, entre outras apresentações independentes. Em 2019 integrou o Festival Jazz Bebê e em 2022 esteve na programação do Domingo com Teatro, no Villa Romana Shopping, em Florianópolis.
Em 2019, em parceria com o duo A Corda em Si, realizou a montagem do espetáculo “Nove”, com lendas das ilhas dos Açores. O trabalho teve estreia em agosto, com 4 apresentações para alunos da rede pública de ensino e duas abertas ao público no Teatro Álvaro de Carvalho e na UDESC.
No final deste ano, montou o infantil “Som da História” com narração de contos e sonoplastia feitas ao vivo com plateia e publicação das faixas em formato podcast, no Spotify e YouTube. Com esta montagem fez a temporada de verão do Resort Costão do Santinho e integrou o Baú de Histórias do Sesc de Brusque e de Palhoça, em 2021.
Em 2020 realizou a live do espetáculo “Desata: nós” pelo edital SC Cultura em Sua Casa da Fundação Catarinense de Cultura. Também produziu o vídeo-poema “Pequenos Estranhos” para compor a programação da Maratona Virtual de Florianópolis.
No ano de 2021 criou e realizou a websérie “Sob a Lua Cigana” por meio de projeto aprovado no edital de Apoio às Culturas de Florianópolis. Os quatro episódios foram ao ar e estão disponíveis no canal do YouTube do Consonante Duo. Também montou o Sarau Palavra Percussiva apresentado no Célula Showcase, em Florianópolis e no evento Conexões Percussivas, da Universidade de Passo Fundo/RS.
Em 2022 estreou o espetáculo “Sob a Lua Cigana” em Brusque, circulou por seis cidades pelo edital da Lei Aldir Blanc de Santa Catarina e por outras seis pelo projeto Baú de Histórias, do Sesc SC. Criou e apresentou “Presentes para Floripa” que integrou a programação de aniversário da capital catarinense. O espetáculo “Palavra Percussiva” fez sua estreia em novembro da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.
Por meio de projeto aprovado no edital Elisabete Anderle (Fundação Catarinense de Cultura), em 2023 o duo produziu a videoarte “Edino menino e seu violino” com exibições abertas ao público e em escolas.
Em 2024, circulou por 17 cidades catarinenses, com “Palavra Percussiva” pelo mesmo edital, além de ter realizado um pequeno circuito de oito apresentações com “Sob a Lua Cigana” pela Lei Paulo Gustavo de Santa Catarina. Esta montagem foi apresentada em escolas de Imbituba em 2025, pelo edital PNAB SC.

Página do Consonante Duo no Facebook

Canal do Consonante Duo no YouTube

